Atendimento: (11) 3488-8999
 
vendas@levelcontrol.com.br

 

Busca:

 

Calibração de Medidores de Vazão

Laboratório de Calibração de Gás

Bancada de Calibração de Nível

Calibração de medidores de vazão In-Loco

Assistência Técnica e Pós Venda

Acompanhamento na instalação e start up

Consultoria para medição de vazão em canal aberto

Redução na cobrança de esgoto e efluentes com metrologia Legal.

Notícias

Sistema para Medição da Vazão da Captação de Água e Descarte de Efluentes

 

Captação ou descarte, redução dos custos

 

Um dos medidores mais conhecido para efluentes é a calha Parshall que deve ser construída seguindo as normas ASTM 1941:2013 ou NBR ISO 9826:2008 (na qual temos a satisfação de informar que a elaboração da norma brasileira para canais abertos - calha Parshall e Saniiri  foi coordenada pelo diretor técnico da Incontrol, Willian Abe, que também é membro na ABNT e ANA na Comissão de Estudos de Recursos Hídricos, foi docente na Escola Superior da Cetesb – Cia. Ambiental do Estado de São Paulo onde ministrou para 20 engenheiros e técnicos curso com duração de 58 horas intitulado  “Avaliação de Dispositivos de Medição de Vazão de Efluentes Líquidos do Tipo Calha Parshall”, é   especialista em medição de vazão e perito nessa área).

 

 A calha Parshall, por suas características construtivas, resulta numa medição com exatidão de até 2% desde que especificada e instalada de acordo com as normas descritas acima.

 

Nossa experiência em campo mostra que “nem sempre” o canal aberto (Parshall, Palmer Bowlus, Saniiri ou vertedores) é a solução ideal para a medição da vazão no descarte de efluentes; existem outras opções muitas vezes mais práticas, econômicas e eficientes. Porém para definir o que é mais adequado para seu caso é necessário conhecê-lo colher o máximo de informações para, aí sim, propor o que deve ser instalado ou reparado para quem já possui medição mas o importante é que atenda às exigências das normas atuais para aprovação e aceitação pelos órgãos fiscalizadores.

 

 

Por esta razão, a Incontrol oferece ao mercado toda sua expertise para estudos de viabilidade técnica e orientação para a correta especificação e instalação de sistemas para medição de vários tamanhos e capacidades de vazão, além de laudos sobre sistemas de medição e calhas Parshall já instaladas. Tanto é assim que fomos os responsáveis, entre outros, pela adequação às normas, especificação e acompanhamento da instalação de duas calhas Parshall de 72” para a Cia Suzano de Celulose e Papel (que habilitaram a empresa a conquistar sua certificação ISO 14000), uma para a Fábrica de Papel Jari, de 60”, duas para a Petrobras, no projeto de Itaboraí, de 96”, uma para o Shopping Juscelino JK, uma para a Colossus Mineradora e quatro para a Samarco/Vale. Na Anglo American/Copebrás, por exemplo, fomos contratados para consultoria em todo o seu parque. A duração deste contrato foi de um ano onde orientamos e supervisionamos projetos e instalações de calhas Parshall de diversos tamanhos (inclusive uma calha Parshall de 12” com instalação aérea, construída em aço carbono e com revestimento anticorrosivo) em todos os sistemas de água de reuso e de descarte de efluentes no rio Cubatão. Atualmente, fornecemos de diferentes tamanhos e tipos por mês, para os mais variados segmentos industriais, sendo algumas delas com projetos de dimensionamento e de instalação.

 

 

Incontrol Indústria e Comércio de Medidores de Vazão e Nível Ltda.

  

Rua João Serrano, 250 - São Paulo - SP - 02551-060 - Fone: (11) 3488-8999

 

 Copyright Incontrol - Todos os direitos reservados